top of page
Buscar

Confira todos os detalhes da 13ª Gincana do CEJAA

  • Foto do escritor: Cejaa Santanopolis
    Cejaa Santanopolis
  • 11 de jul. de 2024
  • 4 min de leitura

A Gincana do CEJAA de fato é o evento mais marcante da comunidade escolar. Veja todos os detalhes e comentários a respeito deste projeto tão especial.


Professores sentados a mesa do júri, avaliando a apresentação.

A primeira edição da Gincana do CEJAA, surgiu em 2010, como sendo uma proposta do corpo docente em comemoração ao dia do estudante. Ao passar dos anos, o evento tornou-se tradição no colégio, marcando gerações que passaram pela instituição. A gincana não somente trata-se da competição entre equipes, mas também é pensada para fortalecer as relações entre os estudantes, potencializar as suas emoções e despertar as suas capacidades como pensar, criar e liderar.


13ª Gincana do CEJAA: As regiões do Brasil e suas diversidades

No ano de 2024, a 13ª Gincana teve por tema as regiões do Brasil. As equipes adotaram elementos da história ou da cultura brasileira, retratando-as no nome da equipe, em seus respectivos mascotes e nas diferentes provas. A escolha do tema não só leva os estudantes a conhecerem, mas a vivenciarem os costumes brasileiros, as diversidades das regiões e a sua identidade como nação, assim reconhecendo que mesmo com as diferenças étnicas, geográficas, históricas e sociais, são um só povo.


Equipe Azul: Os Caprichosos

ree

Inspirados na famosa Festa de Parintins, a equipe azul adotou o Boi Caprichoso como seu mascote e também influenciando seu nome. Assim buscaram demonstrar a alegria, garra e cultura da região norte espalhadas pelo Boi Bumbá.


Tendo como liderança a estudante Alana Azevedo (líder), Maria Luísa Sousa (vice-líder), Neydel Silva (padrinho) e Lorena Cerqueira (madrinha), a equipe cativou os jurados com a sua determinação e competência durante as provas, destacando-se nas áreas artísticas como as dramatizações e também nas provas intelectuais.


Equipe Branca: Marajó

ree

Na 13ª edição da gincana, a equipe branca optou para lhe representar não uma pessoa ou elemento cultural, mas um lugar. Marajó é uma ilha localizada no estado do Pará, onde podemos encontrar fortes traços da cultura indígena, nortista e paraense, como a dança do carimbó. O povo marajoara (natural de Marajó) é conhecido pela sua imensa alegria e molejo, que foram devidamente representadas pela equipe branca,


Sua liderança contou com a presença de Adelmo Lima (líder), Lívia Maria Silva (vice-líder), Marcos Wendell (padrinho) e Francielly Cerqueira (madrinha). O júri foi surpreendido pela energia contagiante da equipe e sua vontade de vencer. O grupo Marajó demonstrou suas habilidades tanto nas provas do conhecimento quantos na provas esportivas e artísticas.


Equipe Preta: Os Originários

ree
"Éramos milhões, até que vieram os vilões." – Djonga

Diferentemente das equipes anteriormente citadas, a equipe preta escolheu retratar todo um povo, marcado por uma sangrenta história. Os povos indígenas foram os primeiros habitantes do Brasil, terra invadida pelas caravelas portuguesas as quais dizimaram a população. A história dos nativos brasileiros foi trazida com maestria pela equipe, que através da força e capacidade exploraram a ancestralidade da nação brasileira.


Lara Ferreira (líder), Milena Souza (vice-líder), Saulo Ferreira (padrinho) e Anna Luísa (madrinha) lideraram com excelência o seu time. Temida por muitos, a equipe preta se sobressaiu nas primeiras semanas da 13ª Gincana do CEJAA, entregando qualidade em suas apresentações. Com a experiência e o foco, competiram unidos e confiantes em busca de subir ao pódio, resistiram como os povos originários.


Equipe Vermelha: Pindorama

ree
"Pindorama, Pindorama é o Brasil antes de Cabral." – Palavra Cantada

Pindorama, palavra derivada do tupi, significa “Terra das Palmeiras" ou “Lugar das Palmeiras.” Teria sido este justamente o primeiro nome que os autóctones de etnia tupi-guarani teriam dado ao nosso Brasil, a grã-Pindorama. Longe de Portugal, as terras brasileiras carregam na sua essência um passado marcado por fortes tribos, lideradas religiosamente pela figura do Pajé, a mesma foi escolhida como mascote da equipe. A equipe vermelha através da escolha deste nome tão simbólico, historiou e aludiu a diversidade do povo brasileiro.


Sua liderança foi constituída por Deivid Anunciação (líder), Raíssa Melo (vice-líder), Luís Carlos e Thiago Ribeiro (padrinhos). Entre obstáculos e barafundas, o time Pindorama progrediu de forma pretensiosa e volúvel, porém manteve-se unida até o último instante. Entretanto, os jurados admiraram-se com a performance da equipe, que apesar de tudo, entregou com primazia as provas esportivas e artísticas.


ree

O pódio

  • O 4º lugar pertenceu a Equipe Branca: Marajó, com: 9910 pontos.

  • A 3ª colocação foi da Equipe Azul: Os Caprichosos, com: 10.380 pontos.

  • O título de vice-campeã foi conquistado pela Equipe Preta: Os Originários, com: 10.600 pontos.

  • E por fim, o triunfo foi da Equipe Vermelha: Pindorama, com seus incríveis 11.435 pontos.


Edição memorável

Por fim, a 13ª Gincana do CEJAA ficou marcada pela participação ativa de todas as equipes, que independentemente de suas posições no placar, deram o melhor de si. Esta edição mostrou que nem sempre será sobre rivalidades entre as equipes, pois na verdade o que importa mesmo são as relações, os aprendizados, as boas lembranças e as experiências geradas nos corações dos estudantes. Ainda que movidos pela sede de vencer, os alunos puderam, até mesmo sem perceber, divertir-se demasiadamente e aprimorar suas habilidades que poderão ser usadas com responsabilidade em toda a sua vida.

ree

A Prof.ª Leila Carvalho, coordenadora da Gincana do CEJAA, encerra esta edição com orgulho do bom trabalho que fez. Seu comprometimento e ardor ficaram estampados através deste ano tão inesquecível.

ree

Finaliza-se mais uma gincana com aquele gostinho de saudade, pois apesar de toda a agitação gerada, ela ainda consegue arrancar os nossos sorrisos. Que venha a 14ª edição.




Data: 09 de Julho de 2024

Escrito por Heitor Cerqueira e Thiago Pereira

 
 
 

1 Comment


airamprado
Jul 11, 2024

Parabéns equipe!!

Like
bottom of page